Aviões do Forró pela 1ª vez em Portugal - Concerto no Porto a 12/02/2011



Os Aviões do Forró vieram pela 1ª vez Portugal na digressão incluída no Tour Europa 2011. Estiveram no Porto no dia 12/02/2011 e é desse espectáculo que vou falar. Estive presente desde o início, por volta da meia noite, e fiquei mais tempo do que estava à espera pelo que passo a explicar de seguida.

Ao entrar na Sala 114 foi entregue um cartão de consumo semelhante ao que se dá numa discoteca para que o consumo seja anotado no cartão e pago no final.
Na entrada da Sala 114 havia informação de que a lotação da mesma era de 500 pessoas. Logo na entrada pouco tempo após a abertura, vinte minutos no máximo, já a sala parecia estar com 500 pessoas pois não dava para chegar mais perto do palco do que para além da área de controlo de som que fica no início da sala. Para pedir bebidas existiam 2 bares. Em qualquer um deles o tempo de espera para pedir uma bebida era nunca menos de 20 minutos, o que é muito tempo de espera para se pedir uma bebida. A sala foi enchendo, estava anunciada uma banda para a 1ª parte mas acabou por aparecer um cantor a solo. Pouco depois da 1h30 da manha começaram a tocar os Aviões do Forró. Por esta altura deveriam de estar na Sala 114 mais do dobro de pessoas permitidas para o espaço. O concerto acabou e como muita gente consumiu bebidas, no caso de querer sair, tinha de fazer o pagamento na caixa. Agora imaginem 500 pessoas a dirigirem-se para um local único para pagamento de uma só vez. Felizmente não aconteceu nada de grave mas podia ter acontecido. Como o clima era de festa e continuou a música dos DJ's não houve problemas, mas podia ter havido. Para sair do recinto a força das pessoas que estão atrás empurram as da frente que estão no momento a pagar. Quem está a frente não tem por onde escapar e podem acontecer acidentes graves como os que são noticiados quando existem multidões num espaço muito pequeno.
Os problemas a meu ver foram:
Sobrelotação. Quiseram vender mais bilhetes do que o limite da sala. Não se deve esquecer que o pessoal da organização e os artistas também contam como gente e podem facilmente ficar com o trabalho condicionado devido à não possibilidade de movimentação no meio de uma multidão.
Com a sobrelotação vieram diversos outros problemas:
Existiam 3 cabines. 2 cabines funcionam como bares, a restante como bengaleiro e caixa. Estas 3 cabines situam-se na entrada da sala de espectáculos, que fica junto ao corredor de saída. A saída do recinto fez com que centenas de pessoas ficassem impedidas de sair durante cerca de 1 hora. Porquê? Os 2 bares tinham gente a pedir bebidas, a caixa tinha gente que queria pagar. A saída estava bloqueada porque a circulação estava condicionada pelo elevado número de pessoas que se encontravam no mesmo espaço entre estas 3 cabines. Nota final: O concerto dos Aviões do Forró foi bom, mas se soubesse que ia ficar retido na sala durante 1 hora não tinha ido. Fica aqui a minha opinião sobre o concerto no Porto no dia 12 de Fevereiro de 2011 dos Aviões do Forró.

Deixo-vos com alguma informação do espectáculo:
Flyer do evento AR Produções
Notícia no Tou Atôa
CD ao vivo do concerto
Fotografias do espectáculo
Website oficial da banda

Comentários

Mensagens populares